MÓDULO 1 – Certificado Intermediário Level Bases da Gestão
• Estratégia e Gestão da Inovação – 40 hs
O processo completo de mudança organizacional planejada – Desenvolvimento Organizacional. O ciclo de aprendizagem experiencial. Experiências com aprendizagem ativa focalizando os conceitos e fundamentos de Investigação Apreciativa. Ferramentas e técnicas usadas em DO. A organização ideal (futura). O método de resolução criativa de problemas e desafios vinculados a processos estruturados de inovação empresarial.
• Gestão Estratégica de Negócios – 40 hs
O curso se propõe a conectar duas abordagens distintas: “A perspicácia nos Negócios” – criado por Ram Charan e o “Balanced Scorecard”, criado por Robert Kaplan. A perspicácia nos negócios sugere os principais elementos que um gestor deve levar em conta para o sucesso nos negócios, ou seja, quais elementos devem estar contemplados em um bom plano estratégico. Já o Balanced Scorecard mostra uma preciosa maneira de monitorar estes elementos.
• Gestão por Prioridades – 40hs
Fundamentação da Neurociência no processo humano de produção extraordinária. Atividades Vitais e atividades irrelevantes. Redefinição de papeis na direção de resultados extraordinários – vida profissional e pessoal. Cadência de planejamento e execução – controle pessoal. Configuração de plataformas tecnológicas – eliminar distrações e aumentar a produtividade. Fundamentos da neurociência sobre energia mental e física – 5 fontes de energia. Fundamentado no programa internacional da FranklinCovey “As 5 Escolhas”.
MÓDULO 2 – Certificado Intermediário Level Gestão Estratégica
• Planejamento de Projetos (metodologia científica) – 40 hs
Conceitos referentes ao trabalho científico e a escolha de temas para as monografias. Elaboração do projeto de pesquisa. Avaliação do projeto de pesquisa. Critérios para a elaboração da monografia. Regras da ABNT. Orientação metodológica. Organização da apresentação da monografia.
• Conquistando a Lealdade dos Clientes – 40 hs
A disciplina está embasada no desafio de engajar a equipe de vendas para conquistar o coração de todos os clientes. Os clientes exigem soluções imediatas, mas será que os colaboradores estão preparados para fornecê-las? É preciso estabelecer uma base de empoderamento para que cada colaborador consiga fazer escolhas momentâneas para encantar o cliente, aumentar sua lealdade e construir o negócio e é nesse sentido que a disciplina será executada.
• Gerenciamento de Projetos – 40hs
A disciplina abordará conceitos sobre a importância do gerenciamento de projetos e o quanto um projeto mal gerenciado pode extrapolar os custos e prazo acordados. Além disso, a perda pode ir além da financeira – sua reputação, credibilidade e confiabilidade perante o cliente podem sofrer danos irreparáveis. A disciplina, ainda, focará na solução de Gerenciamento de Projetos para Gestores não Oficiais de Projetos. Ou seja, a disciplina está baseada nos conceitos em que o sucesso do projeto requer uma “autoridade informal” para que os colaboradores sejam inspirados a trabalhar para você e se empenhem para finalizar o projeto com sucesso.
MÓDULO 3 – Certificado Intermediário Level Conceitos Gerais em Mastering Business Innovation
• Cultura Organizacional e Liderança Criativa – 40 hs
A disciplina enfoca a importância e relevância dos temas “Propósitos, Pessoas e Relações entre pessoas e organização”. Além disso, a disciplina introduz temas pertinentes à Organizações Exponenciais e Digitais, e o impacto da revolução digital nos negócios
• Descubra o Porquê – 40 hs
No mundo de hoje, a inovação não é um luxo, mas uma necessidade – e não é só para os altos executivos ou os profissionais de desenvolvimento de produtos. Todos têm o desafio de criar formas novas e melhores de atender as necessidades dos seus clientes e de alcançar resultados melhores. Organizações que estabelecerem uma cultura de inovação onipresente terão êxito.
A disciplina “Descubra o porquê” permeia conceitos que ajudarão a indivíduos e líderes de todos os níveis a entender por que os clientes fazem as escolhas que fazem. De posse dessa informação, é possível criar soluções que ofereçam exatamente o que os clientes buscam para o seu “trabalho a ser realizado”.
• A velocidade da confiança – 40hs
A velocidade da Confiança. Desafios de Negócios relacionados à Confiança. Relação entre confiança e placar explícito das metas de trabalho. Cálculo dos Tributos da Confiança – o alto custo da baixa confiança. Projetos e iniciativas mensuráveis. Os 4 atributos da confiança. Da autoconfiança para a confiança pública. 13 comportamentos específicos que constroem, restauram e mantém a confiança. Fundamentado no programa internacional da FranklinCovey “A Velocidade da Confiança”.
MÓDULO 4 – Certificado Intermediário Level Técnicas Aplicadas em Mastering Business Innovation
• Abordagem e Ferramentas de Inovação– 40 hs
A disciplina, inicialmente, aborda a conceituação de Pesquisa de Mercado, Definindo o problema e desenhando diagnósticos com o objetivo de estimular a discussão acerca da coleta de dados em relação ao público alvo. Além disso, a disciplina enfocará Conceitos fundamentais sobre a Gestão do tempo e melhores práticas para uma melhor produtividade na gestão de times.
• O que o CEO quer que você saiba – 40 hs
A disciplina “O Que o CEO quer que você Saiba” é um programa de alto impacto fundamentado no livro de mesmo nome do autor Ram Charan. O conteúdo permitirá aos estudantes ajudar a compreender como funciona a organização como um todo; Aprender os cinco componentes fundamentais do mundo dos negócios; compreender como funciona a geração de caixa em sua organização; identificar como seu trabalho impacta o lucro líquido de sua empresa.
• Inovação e Design Thinking – 40hs
A disciplina discute acerca das técnicas e instrumentos por meio dos quais o processo de inovação em pode ser gerenciado, visando sua eficácia. São enfocados: processos de inovação – barreiras e facilitadores; estímulos à inovação; estratégias tecnológicas entre outros aspectos. Também serão discutidas novas tendências e paradigmas na inovação. A disciplina, também, abordará sobre Design Thinking e sua importância no mundo dos negócios como ferramenta de geração de ideias.
Trabalho de Conclusão de Curso
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) integra a matriz curricular do curso e constitui atividade obrigatória para sua integralização. O TCC consiste em um estudo aprofundado de um tema específico relacionado à área, o qual deverá ser apresentado em formato a ser definido em conjunto com o orientador(a).
Na condução deste trabalho o estudante tem a oportunidade de contrapor teoria e prática, bem como iniciar ou aprofundar-se na pesquisa científica, contribuindo para a construção do conhecimento e preparando-se para, eventualmente, cursar uma pós-graduação stricto sensu.